COVID-19, Produtos

Como evitar o COVID-19 em ambientes fechados

COVID-19 em ambientes fechados

O coronavírus é transmitido através de gotículas que estão no ar. Por isso, evitar ambientes muito fechados e cheios de gente são essenciais nesse momento de infecção em massa.

Faz quase um ano e meio que convivemos com a pandemia do coronavírus, e até hoje ele continua infectando pessoas ao redor de todo o mundo de maneira descontrolada.

O seu contágio é altíssimo, e apesar de ainda não sabermos tudo sobre esse vírus, uma coisa é certa: evitar ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração é completamente essencial nesse período. Isso porquê, as partículas infectadas ficam no ar até que uma ou mais pessoas a inale, e então contraia o vírus.

Saiba mais sobre o COVID-19 e seus sintomas, CLICANDO AQUI.

Transmissão do COVID-19 em ambientes fechados

A transmissão do coronavírus ocorre quando uma pessoa infectada libera gotículas (através da tosse, espirro, respiração ou fala) com o vírus no ambiente fechado, e uma pessoa posteriormente inala essa gotícula.

Esse vídeo do Instituto Butantan de maneira divertida e fácil mostra como essa transmissão ocorre:

Como medir a presença do vírus no ar?

Não existe um aparelho que seja capaz de medir a quantidade de vírus do SARS-COV-2 está presente no ar, porém, existe sim como saber a concentração de dióxido de carbono (CO₂) no ambiente, que pode ajudar a analisar se o ambiente está com uma boa ventilação ou não.

Indicador de qualidade do ar

Esse indicador de qualidade do ar mede a concentração de CO₂ presente no ambiente.

Quanto maior estiver a sua concentração, pior está a ventilação do ambiente em questão, e saber isso é importantíssimo, pois essa taxa de concentração pode ser um alerta sobre o cômodo, se ele está seguro ou não.

O medidor de qualidade do ar apresenta a concentração de CO₂, de maneira que os números exemplificam quantos % do ar já foi respirado, quanto maior for essa porcentagem, mais perigoso o ambiente fica para o contágio.

Fonte da imagem: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-03-30/nao-respire-o-ar-alheio-como-evitar-o-coronavirus-em-ambientes-fechados.html
Fonte da imagem: El País

O que significam esses números?

Para melhor compreensão desse medidor, precisamos entender os números, e o que eles significam.

Quando estamos ao ar livre, a concentração de ar respirado será 0%, sendo extremamente seguro, pois devido a altíssima ventilação, se estivermos a uma distância segura da outra pessoa, o risco de infecção é zero.

Nessa situação diante a um ambiente completamente aberto e ventilado (como ruas, parques e etc), vemos uma concentração de 412 partículas de CO₂ por milhão. Essa concentração é a mais segura de todas.

Com a imagem acima, é possível ver o aumento da concentração de CO₂, e quantos % do ar respirado elas representam, sendo que o último quadrado (na cor cinza), representa o limite que a OMS dá para que o ambiente seja seguro, onde apenas 1,5% do ar pode já ter sido respirado.

Locais mais fechados, como carros com as janelas fechadas, ônibus e cômodos menores representam maior risco de contaminação pelo COVID-19, justamente porque o ambiente não possui muita ventilação, e quanto mais pessoas estiverem lá, maior será a concentração de CO₂.

Contaminação dentro de meios de transporte

Transporte público

A contaminação em transportes públicos é considerada alta, pois no caso das janelas estarem fechadas, o veículo nem precisa estar cheio, pois rapidamente a concentração de dióxido de carbono fica alta, justamente pelo ambiente ser pequeno e estar sem ventilação alguma.

No caso do ar condicionado estiver ligado dentro do veículo fechado, este espalhará ainda mais o ar contaminado pelo local.

Por isso, o uso de transporte público nesse momento de extremo contágio pelo COVID-19 deve ser evitado, ou utilizado de maneira segura: de máscara, utilizando alcool gel e cumprindo o distanciamento social.

Automóveis particulares

Dentro de automóveis, a recomendação da OMS é manter ao menos duas janelas abertas pelo menos um pouco, pois enquanto o carro está em movimento, ocorre uma boa ventilação, que pode evitar altos níveis de concentração de CO₂ dentro dele.

Apenas a ventilação constante dos espaços fechados mantém baixo o risco de contágio.

Fonte: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-03-30/nao-respire-o-ar-alheio-como-evitar-o-coronavirus-em-ambientes-fechados.html

Contaminação dentro de salas fechadas

Ambientes fechados como salas de aula, salas de atendimento, quartos e etc também possuem altos níveis de concentração de CO₂, principalmente se eles tiverem muitas pessoas dentro dele.

Salas de aula

Considerando que os ambientes escolares possuem alta concentração de pessoas, o nível de ventilação das salas de aula deve ser alto, as janelas e portas devem permanecer abertas a todo momento para que o local seja seguro de fato.

Porém, a constante desinfecção do ar pode auxiliar também na diminuição do risco de contágio por vírus como o COVID-19.

Se quiser saber mais sobre as medidas de higiene em escolas, CLIQUE AQUI.

A termovaporização elimina partículas de vírus em ambientes fechados

A nossa máquina termovaporizadora libera um vapor com partículas de desinfetante que eliminam até 99,9% dos vírus e bactérias presentes no ar, incluindo o coronavírus.

Por isso, possuir uma máquina da Termopix no seu ambiente pode transformar seu ambiente fechado em um local mais seguro para todos que devem permanecer dentro dele por longos períodos de tempo.

A termovaporização elimina o risco do contágio pelo ar, justamente porque as partículas de desinfetante ficam circulando pelo ar por mais tempo, limpando o ar que estava infestado pelos vírus.

Cada ativação da máquina expele um jato de vapor com duração de 30 segundos, e ele pode (e deve) ser aplicado múltiplas vezes por hora.

O vapor liberado não causa nenhum mal à pessoas ou animais.

Nossa máquina é homologada pelo INMETRO e o nosso líquido desinfetante é aprovado pela ANVISA, por isso, pode confiar!

Termovaporizadora Skypix Controle Remoto

Saiba mais sobre a nossa máquina ANTI-COVID19, CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *