Higiene, Informativo

Qual a diferença entre sanitização e desinfecção?

diferença entre sanitização e desinfecção

Um ambiente limpo de livre de vírus e bactérias é essencial para garantir o bem-estar e a saúde das pessoas que permanecem ou passam por esse local, principalmente no momento de crise da pandemia que estamos vivendo em 2020 e 2021.

Mas, quais são as maneiras mais comuns de manter um ambiente limpo e saudável? As 3 principais são: limpeza, sanitização e desinfecção. Sabemos o que é limpeza, mas qual a diferença entre sanitização e desinfecção?

Continue lendo que vamos te contar!

O que determina a concentração de micro-organismos que causam males à nossa saúde?

Algumas situações podem determinar a concentração de germes, vírus e bactérias em um ambiente, elas são:

  • O número de pessoas no meio ambiente (quanto maior o número de pessoas, maior concentração de micro-organismos);
  • Tipo de atividade (praticam-se esportes nesse local, ou nele as pessoas apenas ficam sentadas trabalhando, por exemplo?);
  • Quantidade de atividade;
  • Quantidade de umidade (os micro-organismos estão mais presentes em ambientes úmidos, mas isso não quer dizer que eles não existem em locais mais secos); 
  • Presença de algum material que seja capaz de suportar o crescimento microbiano;
  • Frequência na qual os organismos suspensos no ar são removidos.

Fonte: https://maxmaq.com.br/blog/limpeza-sanitizacao-desinfeccao/

É impossível impedir a presença de micro-organismos no local, mas podemos sim evitá-la, limpando, desinfetando ou sanitizando pois sem técnicas de descontaminação adequadas, germes, vírus e bactérias que são potencialmente causadores de doenças podem se acumular nas superfícies ou permanecer no ar.

Limpeza, sanitização e desinfecção

Basicamente, os três processos tratam de algum tipo de descontaminação do ambiente.

O seu objetivo principal é reduzir o risco de infecção entre as pessoas pelos micro-organismos patogênicos.

Qualquer um desses processos é usado para tornar as superfícies mais seguras, com uma chance menor de fazer com que alguém fique doente. 

Porém, ao contrário do que é usado no vocabulário das pessoas, eles não devem ser usados para explicar a mesma coisa, pois são extremamente diferentes entre si.

A limpeza é mais básica, a sanitização é mais pesada e a desinfecção é ainda mais pesada. 

Limpeza

É a mais comum de todas e também a de aplicação mais fácil.

Termopix - Qual a diferença entre sanitização e desinfecção?

A limpeza é a remoção das sujeiras visíveis e alguns micro-organismos, de maneira mais superficial.

Ela pode ser feita em qualquer ambiente, em casas, apartamentos, escritórios e etc. A limpeza se utiliza de produtos de fácil acesso, fazendo parte das nossas vidas diariamente.

Sendo assim, ela é a base para os processos de sanitização e de desinfecção, pois a limpeza é o primeiro passo de ambos.

Sanitização

Sanitização já é considerada um tipo de limpeza mais pesada.

Termopix - Qual a diferença entre sanitização e desinfecção?

É a redução de bactérias, vírus e germes até um nível considerado seguro pelos órgãos de saúde.

Com a sanitização, o objetivo não é mais apenas deixar o ambiente visivelmente limpo, mas também garantir a segurança do local de agentes patogênicos. Com a redução de agente patógenos, o risco de contaminação diminui muito, tornando aquele espaço muito mais seguros para os seres humanos.

Nesse processo de sanitização, os produtos utilizados para garantir a sanitização são diferentes dos usados na limpeza (na limpeza, eles são comuns e fáceis de encontrar, enquanto na sanitização utiliza-se de produtos que devem respeitar regras elaboradas pela ANVISA, além de serem mais pesados na sua fórmula química).

Desinfecção

Por último, a desinfecção diz respeito a um procedimento focado na eliminação total de micro-organismos, vírus e bactérias, tendo então como objetivo tornar o ambiente em questão 100% livre de agentes patogênicos.

Termopix - Qual a diferença entre sanitização e desinfecção?

Na desinfecção, utiliza-se de produtos com potencial químico muito alto, justamente pois sua fórmula visa eliminar todos os micro-organismos presentes no local. Sendo assim, não se deve fazer desinfecção em todo local, pois os produtos utilizados podem causar problemas à saúde humana. Por isso, seu uso mais comum e indicado é na área da saúde (hospitais e clínicas).

Diferença entre sanitização e desinfecção

A diferença entre sanitização e desinfecção pode ser determinada pelo fato de que, enquanto a sanitização visa a redução de micro-organismos danosos à saúde, a desinfecção visa sua eliminação.

Além disso, outra diferença importante é o tipo de produto utilizado e o tempo de exposição desse produto ao agente infeccioso.

Como saber quais ambientes devem ser sanitizados ou desinfectados?

Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração para definir qual o melhor procedimento para se utilizar. Ele vai variar desde o número de pessoas que frequentam esse ambiente, para qual finalidade ele é utilizado e o nível de exposição do local para vírus, germes e bactérias infecciosos.

Áreas da saúde sempre devem ser desinfectadas, pois como já mencionado anteriormente, o risco de patógenos é muito elevado.

Já em restaurantes, escritórios, academias e etc., a sanitização resolve muito bem e é indicada.

Fonte: https://monteiroservicos.com.br/grupomonteiro/qual-a-diferenca-entre-sanitizacao-e-desinfeccao/

Conheça a Máquina Anti-Covid19, que garante segurança para funcionários e clientes

O momento atual em que vivendo exige das empresas, academias, clínicas e escolas medidas de desinfecção e sanitização mais severas, para impedir a proliferação de doenças e garantir a segurança de todos nos ambientes comerciais, educacionais e de lazer.

A SKYPIX é o que podemos chamar de Máquina Anti-Covid19 e opera como uma termovaporizadora, portátil e pequena. Ela possui duas versões: a de 900W, que libera um jato de vapor de 30 segundos e a de 1500W um jato de 50 segundos. Esse jato libera micropartículas de desinfetante com capacidade de eliminar até 99% dos vírus e bactérias. O vapor não causa nenhum tipo de mal para seres humanos, animais nem o meio ambiente por ser orgânico. Ambas as máquinas termovaporizadoras podem ser compradas na versão de 110v ou 220v.

Termovaporizadora Skypix Controle Remoto
Máquina Termovaporizadora Magnum SK-FM900 – Opção de 110v ou de 220v.

A termovaporizadora é a única máquina 100% homologada pelo INMETRO, sendo totalmente confiável e segura para utilização em empresas, salas de aula, eventos, clínicas e outros locais de tráfego de pessoas.

Ela é portátil, de fácil instalação e de fácil manuseio.

A Termovaporizadora pode ser a máquina ideal para as 3 formas de contaminação: limpeza, sanitização e desinfecção! Adquira a sua agora!

Se quiser saber mais sobre a SKYPIX, clique aqui. Para comprar, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *