COVID-19, Escolas

Higiene em salas de aula durante a pandemia de Covid-19

Higiene em salas de aula - Cuidados alunos nas escolas com o COVID-19

À medida que as escolas reabrem, é importante adotar precauções de higiene em salas de aula, sejam dentro ou fora para evitar a propagação da Covid-19. Este artigo tem como foco citar algumas informações e dicas sobre:

  • Distanciamento físico nas escolas
  • Práticas de saúde e higiene das mãos
  • Dicas de limpeza e higiene em salas de aula
  • Ações que devem ser tomadas se um estudante parecer doente

Uma lição importante aprendida durante a pandemia é o papel fundamental que educadores e educadoras desempenham para assegurar que o aprendizado continue.

À medida que as escolas reabram, muito dependerá dos educadores e educadoras para garantir que as crianças e os adolescentes continuem a sua educação num ambiente seguro e saudável; e para compensar conhecimentos e habilidades que possam ter sido perdidos durante o fechamento das escolas.

Certifique-se de usar informações sobre a Covid-19 de fontes confiáveis, como UNICEF e OMS, bem como das autoridades de saúde em seu país. Mantendo-nos informados sobre a situação e seguindo as recomendações de especialistas em saúde pública, podemos garantir nosso próprio bem-estar e o daqueles ao nosso redor.

Distanciamento físico dentro das escolas

Termopix - Higiene em salas de aula durante a pandemia de Covid-19

Quando se trata de distanciamento físico, é importante que você estabeleça algumas regras básicas de acordo com as orientações das autoridades locais de saúde, do Ministério da Saúde e da administração da sua escola.

Medidas fundamentais de distanciamento dos alunos

  • Manter uma distância de pelo menos 1,5 metro entre todos os presentes na escola;
  • Aumentar o espaçamento das mesas (pelo menos 1,5 metro entre as mesas);
  • Escalonar intervalos e horários das refeições (se for difícil, uma alternativa é almoçar nas próprias carteiras escolares);
  • Evitar reunir diversas turmas e atividades extraclasse. Cada turma pode usar entradas diferentes, ou escalonar a entrada e a saída da sala de aula e da escola;
  • Alternar os dias letivos, variar os horários de início e término e evitar que estudantes;
  • Aumentar o número de professores, se possível, para permitir menos estudantes por sala de aula;
  • Evitar aglomeração durante a entrada e saída dos alunos e alunas e sugerir que pessoas idosas não acompanhem estudantes;
  • Escalonar horários de entrada e saída de acordo com a faixa etária;
  • Usar sinais, marcações no chão, fitas, barreiras e outros meios para manter 1,5 metro de distância nas filas;
  • Discutir como serão realizadas aulas de educação física e esportes de forma segura;
  • Optar por aulas ao ar livre ou ventilar as salas o máximo possível;
  • Incentivar os(as) estudantes para que não se reúnam em grandes grupos ao sair da escola.

Saúde e higiene das mãos e higiene em salas de aula

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Educadores e educadoras têm um papel fundamental ao garantir que seus alunos e alunas compreendam os cuidados que devem tomar para se proteger e proteger os outros contra a Covid-19. É importante sua escola dar o exemplo da higiene em salas de aula.

Lavar as mãos é uma das formas mais fáceis, econômicas e eficazes de combater a propagação de germes e de manter estudantes e funcionários saudáveis.

Ensine as 5 etapas para lavar as mãos e evitar a COVID-19

  1. Molhar as mãos com água limpa corrente.
  2. Aplicar sabão suficiente para cobrir as mãos molhadas.
  3. Esfregar todas as superfícies das mãos – incluindo as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas – por pelo menos 20 segundos. Você pode incentivar estudantes a que cantem uma música rápida nesse momento para tornar a lavagem das mãos um hábito divertido.
  4. Enxaguar abundantemente com água corrente.
  5. Secar as mãos com um pano limpo ou toalha descartável.

Se houver acesso limitado a pias, água corrente ou sabonete na escola, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool.

Incentive os alunos para desinfetar suas mãos

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Incentive seus alunos e alunas a praticar a lavagem regular das mãos e/ou a aplicação de desinfetantes para as mãos (álcool em gel a 70%) em momentos importantes, como por exemplo:

  • Sempre ao entrar e sair da sala de aula;
  • Depois de tocar superfícies ou materiais de aprendizagem;
  • Livros e materiais trocados (é bom evitar)
  • Depois de usar um lenço descartável para assoar o nariz.

Estudantes devem sempre tossir e/ou espirrar na parte interna do braço, na altura do cotovelo. No entanto, se por acidente tossirem ou espirrarem nas mãos, instrua-os(as) a lavar imediatamente as mãos com água e sabão ou limpar bem as mãos com álcool em gel a 70%. Se espirrarem ou tossirem em um lenço de papel, certifique-se de que o material seja descartado imediatamente em uma lixeira com tampa e que eles ou elas lavem as mãos com água e sabão. É extremamente importante adotar a ideia da lavagem frequente e rotineira das mãos com água e sabão.

Mesmo com as mãos limpas, peça aos meninos e meninas que não toquem nos olhos, nariz e boca. Os germes podem ser transferidos dessas áreas para as mãos limpas e se espalhar pela sala de aula dessa forma.

Reforce a lavagem frequente das mãos e o saneamento e adquira os suprimentos necessários. Prepare e mantenha estações de lavagem das mãos com água e sabão e, se possível, coloque desinfetantes à base de álcool em cada sala de aula, nas entradas e saídas e perto de refeitórios e banheiros.

Uso das máscaras pelos alunos e professores nas escolas

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Se o uso de máscaras for recomendado em sua escola, certifique-se de que seus alunos e alunas saibam quando devem usar máscaras e se há procedimentos relacionados, como descartar ou higienizar máscaras usadas com segurança para evitar o risco de máscaras contaminadas em salas de aula e parques infantis.

Ensine os alunos a manusear e armazenar máscaras corretamente.

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Todos os esforços devem ser feitos para garantir que o uso de máscara não interfira no aprendizado. A nenhuma criança e nenhum adolescente deve ser negado o acesso à escola por indisponibilidade de máscara ou a sua falta devido a condições socioeconômicas. Nesses casos, a escola deve prover esse item para estudantes nessas situações.

O uso de máscaras por crianças com perda auditiva ou problemas auditivos pode representar barreiras à aprendizagem e outros desafios. Essas crianças podem perder oportunidades de aprendizagem por causa da eliminação de leitura labial e expressões do locutor – decorrentes do uso de máscaras – e do distanciamento físico.

Máscaras adaptadas, como máscaras transparentes, ou o uso de protetores faciais podem ser explorados como uma alternativa às máscaras de tecido.

Limpeza e desinfecção para higiene em salas de aula

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Informações sobre como manter a limpeza e higiene em sala de aula.

  • Limpe e desinfete diariamente superfícies e objetos que são tocados com frequência, como mesas, balcões, maçanetas, teclados de computador, materiais pedagógicos, torneiras, telefones e brinquedos.
  • Limpe imediatamente as superfícies e objetos visivelmente sujos. Se as superfícies ou objetos estiverem sujos com fluidos corporais ou sangue, use luvas e outras precauções para evitar o contato com o fluido. Remova o líquido, limpe e desinfete a superfície.

Dicas para funcionários e funcionárias que usam materiais de limpeza

  • Certifique-se de verificar nos rótulos dos produtos as instruções para o seu uso seguro e apropriado.
  • Siga as instruções nos rótulos.
  • Produtos de limpeza e desinfetantes geralmente exigem o uso de luvas ou proteção para os olhos. Por exemplo, luvas devem ser sempre usadas para proteger suas mãos ao trabalhar com soluções de água sanitária.
  • Não misture produtos de limpeza e desinfetantes, a menos que os rótulos indiquem que é seguro fazer isso. A combinação de certos produtos (como alvejante e produtos de limpeza de amônia) pode resultar em ferimentos graves ou morte.
  • Soluções diluídas de água sanitária doméstica também podem ser usadas, se apropriado para a superfície.
  • Verifique se o rótulo indica que o produto se destina a desinfecção ou tem uma concentração de hipoclorito de sódio de 0,5%. Certifique-se de que a data de validade do produto não tenha expirado. Alguns produtos, como aqueles projetados para uso seguro em roupas coloridas ou para branqueamento, podem não ser adequados para desinfecção.
  • Siga as instruções do fabricante para aplicação e ventilação adequada. Nunca misture água sanitária com amônia ou qualquer outro limpador.
  • Deixe a solução na superfície por pelo menos 1 minuto.

Ações que devem ser tomadas se um estudante parecer doente

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Identificando sintomas da Covid-19

Os sintomas mais comuns são febre, tosse e cansaço.

Outros sintomas podem incluir falta de ar, dor ou pressão no peito, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, perda de paladar ou cheiro, confusão, dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo, diarreia, náuseas e vômitos, dor abdominal e erupções cutâneas.

O que fazer se um aluno apresentar algum dos sintomas

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Coronavirus in a child. Mother with daughter. Child lying in a bed. Woman in a medical mask.
  • Designe uma área específica da escola (perto da entrada), onde a criança ou o(a) adolescente possa esperar. O ideal é que seja uma sala bem ventilada. Se houver profissionais de enfermagem disponíveis na escola, recomenda-se que estejam nessa área de espera. Se estudantes se sentirem mal e/ou apresentarem sintomas de Covid-19, devem aguardar nesse espaço até que seus/suas responsáveis possam buscá-los(las). Em seguida, a sala deve ser limpa, desinfetada e higienizada.
  • Forneça ao aluno ou aluna doente uma máscara facial, se disponível.
  • Para detectar pessoas doentes, considere medir a temperatura dos(as) funcionários(as), alunos(as) e visitantes na entrada do estabelecimento e perguntar se tiveram febre ou se sentiram febris nas 24 horas anteriores.
  • Garantir um procedimento para separar estudantes e funcionários(as) doentes dos(das) que estão bem – sem criar estigma – e um processo para informar mães, pais e/ou responsáveis e consultar profissionais de saúde/autoridades de saúde, quando possível.
  • Estudantes/funcionários(as) podem precisar ser encaminhados diretamente para uma unidade de saúde, dependendo da situação/contexto, ou enviados para casa.
  • Incentive todos os estudantes a que fiquem em casa e se isolem caso se sintam mal.
  • Desenvolva um padrão de operação se a triagem de temperatura for necessária.
  • Comunique os procedimentos aos pais, mãe e estudantes com antecedência.

Existem vários relatos de inflamação multissistêmica em crianças que pode estar associada à Covid-19. Se notar uma erupção na pele, pressão alta ou problemas gastrointestinais agudos em seus alunos ou alunas, pode ser um sinal de que têm inflamação multissistêmica e precisam consultar um médico imediatamente

LEI TAMBÉM: Medidas de Higiene na volta as aulas.

Fonte: UNICEF BRAZIL

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